80% do Caminho é fora das estradas mais movimentadas

A ACF – Associação dos Caminhos de Fátima, em colaboração com o município de Vila Nova de Gaia e mais de 40 entidades associadas à iniciativa, inaugurou o Caminho do Centenário, numa cerimónia que decorreu no Jardim do Morro, Vila Nova de Gaia.

O evento contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, que presidiu à cerimónia, com o Presidente da ACF – Associação Caminhos de Fátima, Pedro Pimpão, e com o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.

O Caminho do Centenário que liga Vila Nova de Gaia ao Santuário de Fátima, em cerca de 200 quilómetros, reduz drasticamente a circulação de peregrinos nas estradas nacionais ao oferecer alternativas por vias secundárias. Tem no Jardim do Morro o seu quilómetro zero e atravessa 14 municípios, nomeadamente Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha, Águeda, Anadia, Mealhada, Coimbra, Condeixa, Soure, Pombal, Leiria e Ourém, com chegada ao Santuário de Fátima.

O secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda, caracteriza este projeto como “muito importante” já que “visa puxar pelo nosso património histórico-cultural e religioso”. “Da parte do Governo, continuaremos a apoiar este projeto que diz respeito à valorização dos caminhos de Fátima. Apostar no turismo cultural e religioso permite diversificar a oferta turística e alcançar outros segmentos de procura”, frisa o secretário de Estado que discursou na cerimónia de inauguração do quilómetro zero do Caminho do Centenário.

Pedro Pimpão, presidente da ACF – Associação dos Caminhos de Fátima, disse durante a sua intervenção que “80% do percurso do Caminho do Centenário é feito fora das estradas nacionais mais movimentadas”.
“O objetivo primordial deste projeto passa pela garantia da segurança dos peregrinos”, criando um caminho alternativo “para evitar acidentes graves nas estradas principais”. “Estamos a falar de mais de 200 km num traçado a que chamámos Caminho do Centenário porque nasceu, em 2016, com o ímpeto de assinalar o centenário das aparições de Fátima”, revela o dirigente da ACF.

O lançamento do Caminho do Centenário contou ainda com a presença de representantes do Turismo de Portugal, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, do Santuário de Fátima, do Bispo do Porto, da Ordem de Malta, da Federação Portuguesa dos Caminhos de Santiago, do Corpo Nacional de Escutas e de todos os municípios envolvidos.
Após o descerramento da placa de inauguração, todos os presentes caminharam até ao posto de apoio ao peregrino de Gaia e a cerimónia terminou com um convívio junto à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

Notícia publicada no jornal Notícias de Coimbra

Scroll to Top