JEP Vila Nova de Gaia

Vila Nova de Gaia

 

Vila Nova de Gaia | Mosteiro de Pedroso

O Mosteiro de S. Pedro de Pedroso, complexo monástico com quase mil anos, terá sido fundado no início do século XI, uma vez que a primeira referência documental data de 1046, por Ederonito Alvites e sua mulher D. Transtina Pinianiz segundo as observâncias monásticas peninsulares. Resistiu à adoção da Regra de S. Bento e das normas de Cluny, mas acabou por aderir em 1115-1120.
Com a reforma das ordens religiosas do séc. XVI foi integrado no Colégio de Jesus de Coimbra, mais precisamente em 1560, uma vez que o Cardeal D. Henrique, protetor da recém-chegada Companhia de Jesus, solicitou à Santa Sé para suprimir a comunidade e as suas rendas, em grande número e por isso muito cobiçadas. As suas estruturas medievais foram então alteradas, chegando, contudo, algumas delas aos dias de hoje. A igreja passou a matriz da freguesia e o Colégio de Jesus de Coimbra administrava os seus bens através de um procurador que residia no mosteiro.
Em 1759 a propriedade é dividida: a igreja do Mosteiro continua como matriz da freguesia e a restante propriedade é anexada à Fazenda da Universidade de Coimbra, que a vende a particulares em 1803. Até 1773 o Colégio de Jesus de Coimbra manteve religiosos encarregues da administração das rendas e do serviço paroquial, até à sua extinção nesse ano, tendo depois os bens sido entregues à Fazenda da Universidade de Coimbra. Em 1929 são feitas obras de ampliação da igreja com distanciamento das paredes, construção de uma torre no ângulo sul-sudoeste e avanço da parede fronteira, e também, na casa conventual para a sua adaptação a moradia, exploração agrícola e criação de cavalos.
Está classificado como Monumento de Interesse Público.

Localização:
Largo do Mosteiro, 4415-254 Pedroso  | 41°3’43.556″ N 8°33’29.671″ W

Horário:
De Segunda a Sexta – 8h00-8h45
Sábado – 17h45-19h30
Domingos e Dias Santos – 8h00-12h00

Mais informações:
https://www.facebook.com/mosteirodepedroso/

https://www.cm-gaia.pt/pt/turismo/vivenciar/ver-visitar/patrimonio/

Scroll to Top