Comissão de Apoio a Peregrinos a Pé promove formação de guias

A Comissão de Apoio a Peregrinos a Pé promoveu, este sábado, em Fátima, a primeira reunião de Formação de Guias de Peregrinos a Pé do Movimento  da Mensagem de Fátima, tendo como horizonte as peregrinações de maio.

Esta é numa iniciativa que pretende capacitar os guias para uma peregrinação mais segura e organizada, e que contou com a participação de representantes do Movimento Mensagem de Fátima (MMF), Santuário de Fátima, da GNR, Ordem de Malta, a Cruz Vermelha Portuguesa, ACF – Associação Caminhos de Fátima, Associação dos Servitas e VOST.

O Reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, apresentou o tema do ano jubilar, “Peregrinos de Esperança”, deixando assim uma mensagem muito importante para este ano tão especial, em que a esperança será certamente o maior motor das peregrinações e da atividade que marcará todo este ano de Jubileu.

Nesta edição da Formação de Guias, para reforçar os conteúdos partilhados, a opção da comissão passou por dar especial enfoque ao primeiro momento da peregrinação, que é a preparação e planeamento, não só da parte logística, mas também da própria preparação do peregrino para a(s) jornada(s) nos aspetos relacionados com segurança, saúde e espiritualidade.

A segunda reunião realiza-se no próximo sábado, dia 22 de fevereiro. Para mais informações, os guias de peregrinos deverão contactar a secretaria do MMF.

 

Peregrinar.pt – registe o seu grupo

Este foi também o momento de apresentar a continuidade do projeto realizado com a VOST, que em 2024 foi divulgado com a identidade “Peregrinos Digitais”. Este foi um passo importante na consolidação de uma plataforma que permite a partilha de informação entre os grupos e as entidades que operam no terreno, sobretudo ao nível da segurança e do apoio nos percursos.

Agora é apresentado com o nome “Peregrinar.pt”, simplificando assim o acesso à plataforma e a partilha de informação junto dos potenciais utilizadores. Neste portal é possível encontrar muitas informações úteis para a peregrinação e um link para o registo do grupo. Este registo, com resposta às informações pedidas, é muito importante para a autoridades, possibilitando assim que seja feito um trabalho de maior proximidade e dada resposta mais efetiva em termos de segurança, acautelando que a resposta e os recursos mobilizados sejam adequados aos fluxos de peregrinação em cada momento e em cada território.

Scroll to Top