A PASSO SEGURO
A PASSO SEGURO
Os Caminhos
O Caminho do Centenário começa em Vila Nova de Gaia e termina em Fátima, após 212 km. Este percurso foi criado para retirar os peregrinos da estrada nacional e possibilitar uma jornada segura, em estradas secundárias. O Caminho do Centenário tem, ainda, o objetivo de estimular o contacto dos peregrinos com o património cultural, natural e gastronómico.
Partindo de Coimbra, a Rota Carmelita é um convite para alcançar o Santuário de Fátima num percurso de 111 km. A rota oferece ao caminhante troços mais seguros e confortáveis, bem como a descoberta do território. As capelas que adornam o caminho e os locais históricos são bons motivos para viver a Rota Carmelita.
Caminhos de Fátima
A Associação Caminhos de Fátima (ACF) nasceu da vontade de 14 municípios – Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha, Águeda, Anadia, Mealhada, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Soure, Pombal, Leiria e Ourém – que pretendiam criar um percurso alternativo para os peregrinos, com melhores condições de segurança.
“Coloquem a mochila às costas e façam–se ao caminho, percorrendo estas rotas que nos levam até ao Santuário, deixando-se absorver por todas as experiências transformadoras que estes percursos proporcionam”, convida Pedro Pimpão, Presidente da Associação Caminhos de Fátima.
Conselhos úteis
Prepare-se
Planeie as etapas, reservando alojamento.
Siga a sinalética
Siga a sinalética da rota. Evite o período noturno e faça o percurso acompanhado.
Use calçado confortável
Use calçado confortável e adequado às condições do tempo.
Registe a viagem
Temos a certeza de que será uma experiência que vai querer partilhar
Caminho do Centenário
14
Municípios
212
Km
+380
Locais a visitar
+300
Alojamentos
Notícias
Rota Carmelita ou Caminho do Centenário? Ambos com encantos para explorar!
JEP Pombal
JEP Coimbra
Testemunhos
“Percorrer o Caminho do Centenário é mais do que um desafio físico. É descobrir paisagens de beleza natural, estar em contacto com património Histórico e sentir-me segura durante todo o percurso. É muito mais do que um Caminho, é um encontro com a fé e com a esperança.”