Parceiros dos Caminhos de Fátima unidos para melhorar a experiência dos peregrinos

O Turismo de Portugal (TP), a ACF – Associação Caminhos de Fátima (ACF), o Centro Nacional de Cultura (CNC) e as Entidades Regionais de Turismo do Porto e Norte, Centro de Portugal, Alentejo e Ribatejo e Região de Lisboa, com a colaboração do Município de Ourém, organizaram o Encontro de Parceiros dos Caminhos de Fátima.

Este encontro realizou-se no passado dia 30 de maio, na Escola de Hotelaria de Fátima, e reuniu os técnicos das entidades parceiras dos Caminhos de Fátima, municípios e entidades gestoras, para avaliar a situação atual dos caminhos, discutir desafios, partilhar boas práticas e promover a colaboração no desenvolvimento, gestão, manutenção e promoção dos percursos.

A abertura da sessão foi feita pelo Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Albuquerque, e iniciou com o painel “Caminhos de Fátima: em que ponto estamos”, com intervenção de Pedro Pimpão (ACF) e Conceição Reis (CNC), e moderação de Teresa Ferreira (TP), apresentando os Caminhos sinalizados e o trabalho de cada uma das entidades neste âmbito.

Seguiram-se os trabalhos temáticos em grupo, nos quais foram identificados os desafios e oportunidades no âmbito da Gestão e Manutenção dos Caminhos e da Estruturação do Produto e Promoção, e se discutiram propostas prioritárias em cada uma das vertentes.

Após a apresentação das conclusões, foi realizada uma visita técnica ao Posto de Turismo de Fátima, que permitiu analisar a sua potencialidade enquanto ponto de encontro dos caminhos e local de promoção, não só do destino Fátima, mas dos atrativos da região.

Foi um dia de trabalho muito positivo e produtivo, com conclusões importantes para uma melhor gestão dos Caminhos de Fátima e articulação entre as diferentes entidades.

Scroll to Top