Coimbra

O Município de Coimbra, composto por 18 áreas administrativas, ocupa uma superfície de 319 km², com cerca de 145.000 habitantes. Constituída por zona rural e urbana, apresenta como atividades mais significativas os serviços, a saúde e o comércio, exercidas nos mais emblemáticos e importantes espaços do município contribuindo para que Coimbra se destaque e seja reconhecida como cidade do conhecimento.

De uma vasta riqueza patrimonial, Coimbra, foi criando, na consciência nacional, a noção de cidade multicultural com uma identidade única, dada a sua pluralidade intelectual, cultural e profissional patente no associativismo existente no concelho.

Desde a época romana que a ocupação e o desejo das populações dominarem a sua colina e os seus campos férteis à beira rio, estrategicamente situada e facilmente defensável, é por demais evidente.

Eleita para capital do Reino de Portugal, por D. Afonso Henriques, Coimbra alcança a hegemonia, nas diferentes áreas do saber. É cidade berço de reis e centro de multiculturalidade que vê reconhecida a sua pluralidade com a instalação definitiva, na cidade, da mais importante instituição de ensino em Portugal: a Universidade.

Intimamente ligadas à Cidade e à Universidade estão as tradições académicas, as repúblicas, as vivências entre estudantes e futricas e a canção de Coimbra, onde o erudito e o popular se reveem e misturam e que constituem o seu património imaterial de excelência.

Aprazíveis são os seus parques e jardins que embelezam a paisagem e convidam a momentos de contemplação enobrecendo a história e o património natural e edificado de Coimbra.

Algumas das mais emblemáticas figuras nacionais passaram pela cidade, espalhando o seu nome pelo mundo. Exemplo disso são: S. Teotónio, primeiro santo português, fundador do Mosteiro de Santa Cruz, instituição marcante na afirmação da independência de Portugal e centro de intelectualidade excecional a nível nacional; Santo António, cónego regrante de Santa Cruz que, em Coimbra, decide abraçar a ordem franciscana; a Rainha Santa Isabel, refundadora do Mosteiro de Santa Clara e venerada na cidade desde o reinado de D. Manuel I; a Irmã Lúcia, carmelita, que elegeu, para seu recolhimento espiritual, esta cidade, estrategicamente localizada nos percursos religiosos: Rota Mariana e Caminhos de Santiago.

Coimbra, ilustremente reconhecida como Património da Humanidade pela UNESCO, é terra de encantos e de cultura, de vivências e de tradições, de cantores e autores, de políticos e filósofos, de cientistas e de tantos outros que foram e são a essência da nação portuguesa.

It seems we can’t find what you’re looking for. Perhaps searching can help.

Scroll to Top