Pombal

Pombal apresenta um conjunto de caraterísticas singulares, onde o turismo religioso tem destaque, não só pela tradição religiosa secular da vila do Louriçal (Convento do Louriçal e o processo de beatificação da Madre Maria do Lado), mas sobretudo pelo Caminho de Fátima.

Pelo facto de o concelho ser atravessado pelo Itinerário Complementar 2 (IC2/EN1), é desde sempre visitado pelos milhares de peregrinos que, oriundos do norte do país, fazem a sua caminhada de fé em direção ao Santuário de Fátima.

O secular “caminho dos peregrinos” foi adequado às necessidades atuais, tornando-se mais seguro, sob o ponto de vista rodoviário e pedonal. Longe do reboliço do IC2/EN1, proporcionando mais sombras e menos trânsito rodoviário, complementado pelos diversos elementos naturais, históricos e patrimoniais que vão surgindo ao longo do percurso.

Oriundos do norte, vindos do concelho de Soure, os peregrinos entram no concelho de Pombal na freguesia de Almagreira, percorrendo posteriormente alguns quilómetros por uma via alternativa ao IC2/EN1 e paralelo com a linha ferroviária do norte pela freguesia de Pelariga até entrar na freguesia de Pombal. Em pleno centro da cidade, é possível visitar vários pontos turísticos, com destaque para a Igreja em Honra de Nossa Senhora do Cardal, um majestoso templo que remonta ao século XVII. O caminho prossegue pelo corredor ribeirinho na margem do rio Arunca até à localidade de Flandes. É nessa zona que ainda é necessário caminhar cerca de 100 metros pela berma do IC2/EN1, para seguir depois por outra via alternativa, atravessando as freguesias de Vermoil e Meirinhas, em pleno contato com a natureza.

It seems we can’t find what you’re looking for. Perhaps searching can help.

Scroll to Top