Logo
Rota Carmelita

Caminhos

Rota Carmelita

111 KM

Controlo Pegman do Street ViewO Pegman está sobre o mapaControlo Pegman do Street View
Google
Dados do mapa ©2023 Inst. Geogr. Nacional
Dados do mapa ©2023 Inst. Geogr. Nacional
keyboard_arrow_left

Etapa 3

Rabaçal - Ansião

O Vale do Rabaçal com a sua paisagem arrebatadora, esculpida pela natureza e edificada pelos homens, envolve-nos ao longo desta jornada.

Atravessado pela estrada romana que ligava Lisboa a Braga, itinerário durante a reconquista e traçado primitivo das rotas de peregrinação para Santigo de Compostela, este Vale apresenta solos secos e áridos, sobressaindo na paisagem a vinha e a oliveira, espécie símbolo de resistência e longevidade, com exemplares milenares nesta etapa!

Os pequenos rebanhos que ponteiam e musicam estas paragens dão origem ao célebre queijo Rabaçal, uma iguaria de leite de ovelha e cabra, cuja tradição remonta à época romana.

É indispensável parar no Rabaçal, não só pela visita à Villa romana (e respetivo museu), como pela subida ao Germanelo, fortificação mandada edificar por Afonso Henriques para defesa da Ladeia. A partir deste antigo Couto de Homiziados, a vista é avassaladora…

O Alvorge dá as boas vindas a Ansião, deixando para trás o Vale do Rabaçal e abrindo caminho para a várzea de Santiago da Guarda. O traçado até alcançar a vila de Ansião é maioritariamente rural, ladeado por terrenos agrícolas e por povoações com história secular.

Alvorge, é disso, um magnífico exemplo, com um Centro Etnográfico que fará as honras da casa. A partir deste local, pode optar por alcançar Ansião pela variante de Santiago da Guarda, escolha em que sairá a ganhar pela absoluta singularidade dos recursos atravessados.

Na aldeia da Granja encontra a Capela de N. Sra. da Orada, a edificação cristã mais antiga de Ansião, ruínas de um Paço Jesuíta com inscrições preciosas e a Casa-Museu dos Fósseis de Sicó. Poucos km volvidos, o Complexo Monumental de Santiago da Guarda estará à sua espera! Coração patrimonial do concelho, este edificado testemunha a sucessiva ocupação do território, concentrando um paço quinhentista, uma torre medieval e uma Villa tardo-romana.

 

REFLEXÃO

19 de Agosto: “Rezem o terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo.”

Precisamos de paz na nossa vida e ao nosso redor. Enquanto caminhamos podemos rezar o terço ou outra oração, podemos olhar a natureza e aí encontrar o eco da paz que Deus semeou em todos os seres vivos e que o Homem tem tanta dificuldade em cultivar. Que este caminho seja de paz exterior e também interior. “Dizer peregrinos de Fátima é o mesmo que dizer peregrinos da Paz.” (In Memórias da Irmã Lúcia)

  • Duração

    5h50m

  • Distância

    19,50Km

  • Dificuldade

    Difícil

keyboard_arrow_right

Apoio ao peregrino

Controlo Pegman do Street ViewO Pegman está sobre o mapaControlo Pegman do Street View
Google
Dados do mapa ©2023 Inst. Geogr. Nacional
Dados do mapa ©2023 Inst. Geogr. Nacional

Documentos

keyboard_arrow_left

Rota Carmelita - Completa KML

Download

Rota Carmelita - Completa GPX

Download

Mapa Viaturas de Apoio - Rota Carmelita

Download
keyboard_arrow_right