ACF – Um projeto de valorização dos Caminhos de Fátima
A ACF - Associação Caminhos de Fátima foi fundada em 2016, com o resultado da vontade de 14 Municípios fundadores (Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha, Águeda, Anadia, Mealhada, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Soure, Pombal, Leiria e Ourém) para criar caminhos alternativos às principais estradas nacionais do nosso país, contando com um percurso já concluído designado por Rota Carmelita e outro em fase de conclusão o Caminho do Centenário.
A Rota Carmelita atravessa os municípios de Coimbra, Condeixa-a-Nova, Penela, Ansião, Alvaiázere e Ourém, tendo sido concebida pela Agência para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas do Mondego em parceria com a ACF.
A Rota do Centenário atravessa os municípios de Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha, Águeda, Anadia, Mealhada, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Soure, Pombal, Leiria e Ourém.
O principal objetivo desta associação é a retirada da maior parte dos peregrinos das estradas principais e que estes passem a fazer o percurso via estradas secundárias, promovendo a segurança dos peregrinos, podendo observar as melhores paisagens que o nosso país tem para oferecer e dar a conhecer um pouco da história e da cultura destes territórios.
Em termos de desenvolvimento do projeto, está em fase de conclusão a sinalização e sinalética do percurso que liga Vila Nova de Gaia a Fátima, bem como algumas intervenções físicas. Seguir-se-á a componente ligada à promoção e divulgação do percurso.
Apesar de ter sido fundada por Autarquias, a ACF está aberta a toda a sociedade civil, podendo ter também como associados, cidadãos, empresas e outro tipo de entidades e tem como desígnios fundamentais, o fomento e a defesa dos Caminhos de Fátima em todas as suas dimensões.