A Semana Santa inicia-se a 13 de abril e tem o seu apogeu no Domingo de Páscoa, dia que evoca a ressurreição de Jesus e simboliza a vitória sobre a morte e o pecado, na esperança da vida eterna.
Este período é marcadamente festivo, sendo sinónimo de partilha, reunião familiar e celebrações em comunidade. Seja pela via religiosa, seja pela cultural, nos municípios do Caminho do Centenário poderemos encontrar iniciativas que promovem este espírito de Páscoa. Já para o público infantil, multiplicam-se as oficinas e programas de Ocupação de Tempos Livres para enriquecer este período de pausa letiva.
Um dos eventos que marcam este período ao longo da rota é, sem dúvida, a Semana Santa de Santa Maria da Feira, com programação que iniciou a 5 de março e se prolonga até dia 27 de abril, oferecendo diversas iniciativas culturais e religiosas. Programação completa »aqui.
Em Vila Nova de Gaia, destacamos o Concerto de Páscoa, agendado para 17 de abril, com a Orquestra e Coro da Ópera na Academia e na Cidade a apresentar o Requiem de Gabriel Fauré.
Já em Albergaria-a-Velha, um dos momentos altos será a Encenação Quaresmal (11 de abril, às 21h00), a par dos Ateliers de Páscoa (14 a 17 de abril). Inscrições e informações »aqui.
O Programa Páscoa em Coimbra, iniciou no dia 4 e prolonga-se até 26 de abril, com atividades culturais, gastronómicas, religiosas e de animação, em quatro eventos âncora: Coimbra Doce (4 a 20 de abril), Sabores e Sons da Páscoa, (16 a 26 de abril), Semana Santa de Coimbra” (13 a 21 de abril) e Baixa o Som (18 e 19 de abril). Este conjunto de iniciativas integra também o propósito de dar vida à baixa de Coimbra e dinamizar a zona histórica. Programação completa »aqui
Ourém também recebe as comemorações da Semana Santa, de 13 a 20 de abril, as quais são marcadas pela via-sacra ao vivo e procissão do senhor morto, na sexta-feira 18 de abril.
O próprio Turismo do Centro lançou uma campanha em que apresenta as tradições e atividades de Páscoa no Centro de Portugal, com a certeza de um destino muito apetecível para o fim de semana prolongado. Informação completa »aqui
Estes são apenas alguns exemplos das dinâmicas que são vividas pelas comunidades neste período especial, que tem sempre uma vivência solene no Santuário de Fátima.