Quem Somos

A ACF – Associação Caminhos de Fátima é uma pessoa coletiva de direito privado, na modalidade de associação e sem fins lucrativos, criada a 12 de fevereiro de 2016. Nasceu da vontade de 14 Municípios (Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha, Águeda, Anadia, Mealhada, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Soure, Pombal, Leiria e Ourém), que pretendiam criar um percurso alternativo para os peregrinos, com melhores condições de segurança.

A direção em exercício de funções é composta pelo Município de Pombal (presidente), Município de Santa Maria da Feira e Município de Ourém (vice-presidentes).

Com vista à concretização do projeto que serviu de base à criação da associação, foi realizado um estudo com vista à definição de um traçado alternativo ao IC2, que visa dotar de melhores condições de segurança aquele que é o percurso de peregrinação Vila Nova de Gaia – Fátima. A juntar a este projeto, havia já o trabalho realizado com o propósito de implementar a Rota Carmelita (Coimbra – Condeixa – Ansião – Alvaiázere – Penela – Ourém).

Com a abertura de avisos de candidatura a financiamento comunitário, a ACF liderou o processo de candidaturas, tendo estas sido bem-sucedidas e iniciada a implementação em 2017. Embora com algumas alterações no que concerne aos prazos inicialmente previstos, o facto é que o projeto global está em plena execução, faltando essencialmente dar seguimento às componentes imateriais (promoção e divulgação).

Este é o primeiro passo de uma caminhada que pretende dotar de melhores condições de segurança os caminhos que levam milhares de peregrinos, ano após ano, até ao Santuário de Fátima, mas também da proposta de elevar estes percursos a uma dinamização cultural, patrimonial e turística para a valorização do elevado potencial dos territórios.

Os nossos estatutos, que formalizam os pilares da ACF, direcionam-nos precisamente para três grandes objetivos: fomento e a defesa dos Caminhos de Fátima, em todas a suas dimensões; ajuda ao peregrino e /ou caminhante; defesa e promoção do património cultural dos Caminhos de Fátima.

Scroll to Top